Avaliação Econômica

Avaliação Econômica

Avaliação do Negócio, Reestruturação de Negócios, Análise da Viabilidade Econômica e Avaliação da Marca

A economia internacional, no estágio em que se encontra associada a novas tecnologias desenvolvidas, principalmente nas áreas de comunicação e informática, vem demandando de todos os setores produtivos e administrativos das empresas contínuas adaptações em suas estruturas organizacionais a fim de acompanhar a agilidade dos processos e das solicitações dos clientes.

As empresas passam a se diferenciar não mais pelas máquinas que utilizam em seu processo produtivo, mas sim pelo somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, pelas habilidades criativas e inventivas, pelos valores, atitudes e motivação das pessoas que integram o grau de satisfação dos clientes.

Portanto, os ativos intangíveis da organização assumem um grau de importância significativa no ambiente empresarial, pois são, cada vez mais, requeridas capacidades de criar, de multiplicar e de utilizar de forma eficaz conhecimentos e habilidades.

Vale aqui enfatizar que num processo de negociação entre empresas, cada uma das etapas de preparação, negociação e implementação, merecem tratamento específico e devem ser bem orientadas.

Neste sentido se faz necessário a consultoria econômica com avaliação de todos os patamares da negociação.

Avaliação do Negócio – “Valuation”

  • Determinação do valor econômico-financeiro das empresas, com apuração do valor que reflita o potencial e a lucratividade do “negócio”. Tem como fundamento a potencialidade de geração do fluxo de caixa para embasar operações de fusões, aquisições e cisões, ou simplesmente venda.
  • Análise do projeto demonstrando o VLP – Valor Presente Líquido, a TIR – Taxa Interna de Retorno, a taxa mínima de atratividade e outros indicadores.

“CONVERTA A HISTÓRIA EM NÚMEROS” – Aswath Damodaran

  • Reestruturação de Negócios ou reestruturação societária – Modificação de Empresas: Transformação, Incorporação, Fusão, Cisão, Aquisição, Joint Venture etc.
  • Prospecção e identificação de não conformidades financeiras devidas à utilização de recursos financeiros para implementação pela empresa de investimentos de longa maturação ou aceleração do processo de tomada de decisões.
  • Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
  • Avaliação do Plano de Negócios, com simulação dos riscos (insolvência) envolvidos no projeto em diversos cenários e também mudanças no mix do financiamento (próprios ou de terceiros) dos investimentos.
  • Avaliação das Marcas
  • Avaliação de fluxo de caixa incremental gerado pelos benefícios crescentes da estabilização e, sobretudo da perspectiva de benefícios futuros desta marca junto ao mercado.