Avaliação de Agronegócios
Sistemas Agroindustriais, Cooperativas, Usinas e Propriedades Rurais
Proporciona segurança na tomada de decisões, através da valoração patrimonial e econômica. A compreensão da dinâmica dos sistemas agroindustriais permite que avaliações de ativos e inventários – em interação com a contabilidade – evidenciem a capacidade de geração de receita do empreendimento.
Esta apuração constitui um instrumento eficaz para quantificar a capacidade inerente de produção da propriedade rural e o nível de manejo adotado. O resultado entre a interação da capacidade de geração de receita dos empreendimentos rurais e o comportamento mercadológico é materializado em laudos e pareceres técnicos requeridos para desapropriação, indenizações, usucapião, servidões de passagem, demarcação, divisão e retificação de registro imobiliário entre outros.
Componentes Considerados
Terras, culturas, construções e edificações, máquinas e implementos, produtos e materiais diversos, imóveis rurais envolvidos, recursos hídricos e áreas de reserva legal e de preservação, ativo e passivo ambiental, culturas agrícolas e frutos decorrentes de sua exploração, ativo e passivo ambiental, reflorestamento e semoventes.
Serviços Destinados às Áreas Contábil e Financeira
- Inventários, avaliação e administração de ativos
- Avaliação de propriedades rurais
- Dimensionamento da produção (receita e despesa)
- Avaliação do comportamento do mercado consumidor
Serviços Destinados às Áreas de Crédito e de Seguro Rural
- Avaliação de capacidade produtiva e de geração de receita visando ao enquadramento de projetos de crédito rural
- Identificação de possíveis deficiências que comprometam a produtividade
- Otimização de apólices de seguro
Atributos que interferem na avaliação
- Tipos e aptidões de usos de solos, fertilidade, drenagem, topografia, predisposição à erosão
- Localização e condições circunvizinhas
- Áreas cultivadas e/ou exploradas, seus níveis de manejo e tratos culturais
- Dimensionamento da produção (receita e despesa)
- Avaliação do comportamento do mercado consumidor