Administração de Ativos

Administração de Ativos

Normas de Inventário e Emplacamento, Procedimentos Administrativos, Conciliação, Base de Dados, Classificação Fiscal e Revisão de Vida Útil

Um dos nossos objetivos é colaborar com a administração de ativos fixos da empresa contratante para obter os seguintes benefícios:

  • Ter a sua disposição a identificação precisa do inventário real dos principais ativos fixos que se encontram localizados em diferentes lugares, com um nível de detalhe tal que permita sua rápida identificação tanto no que se refere à quantidade quanto às suas características técnicas relevantes.
  • Os ativos fixos passam a ser identificados fisicamente e suas linguagens de identificação são unificadas.
  • Contar com uma base de dados ordenada de ativos fixos apta para ser migrada ao aplicativo de controle de ativos fixos.

A administração de ativos não deve ser tratada puramente para um objetivo contábil ou somente emplacamento de seus bens, mas também no que a APERT julga como imprescindível numa empresa que é a unificação da linguagem de todo bem emplacado, criando uma ampla visualização e um manuseio mais fácil e rápido, gerando decisões gerenciais mais seguras e principalmente redução de custos.

Normas de Inventário e Emplacamento

  • Padronização e normalização dos processos para a realização dos inventários.
  • Identificação física dos ativos inventariados utilizando plaquetas com código de barras.
  • Ex: descrições normalizadas e local onde emplacar.

Procedimentos Administrativos
Desenvolvimento das pautas e processos para melhorias da administração do ativo fixo, com fluxogramas dos departamentos envolvidos.

Conciliação
Conciliação dos registros contábeis com o inventário físico dos ativos imobilizados atualmente existentes.

Base de Dados
Fornecimento de uma base de dados resultante da conciliação física e contábil com a padronização necessária.

Capacitação
Um ponto de preocupação é também quanto ao conhecimento do real usuário do resultado desta administração de ativos e a APERT desenvolve todo o treinamento de funcionários da empresa contratante a fim de capacitá-los a dar continuidade à administração dos ativos.

Classificação fiscal
Feito de acordo com a Instrução Normativa 162 e 12/98 da Receita Federal, visando à definição da vida útil do bem.

Revisão de vida útil
Tanto fiscal quanto gerencial, pois este dado não caberá só a uma obrigação frente a receita federal, mas também ao gerenciamento a título  de custos operacionais.